quarta-feira, 12 de março de 2014

O melhor mesmo é ser ex


No excelente fórum das políticas públicas, no painel sobre Política Orçamental, 4 dos últimos 5 Ministros das Finanças (falta apenas algo efémere Campos e Cunha).

É útil para falar do passado, admita-se. Podemos perguntar a Manuela Ferreira Leite pelo negócio com o Citibank e se o voltava a fazer sabendo o que sabe hoje, ou pela venda da rede à PT entretanto privatizada, a Bagão Félix pelo défice brutal do Governo Santana Lopes, a Teixeira dos Santos sobre o que se passou mesmo com algumas PPP e a Gaspar sobre se mantém as críticas à política que ele próprio executou e que o Governo ainda mantém hoje. Assim só para começo de conversa. Mas tudo isto é passado ou quase passado.

Para falar do futuro? O que podem dar ao País estas pessoas que não pudessem ter dado em tempo útil? Assim, a modos que, quando estiveram em funções?

Mais do que uma elite pequena (que o é) é um problema de vistas curtas. Há outros nomes que não estão ligados essencialmente ao passado. Assim de repente, Trigo Pereira, Eduardo Paz Ferreira, José Reis, entre tantos outros. Mas pronto, vamos lá ouvir os ex.