sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O futuro ... não está animador. E não estamos a falar de 2013


Na actual situação de crise e incerteza perdemos por vezes a capacidade de percepcionar o amanhã.

Um dado importante para percebermos a tendência futura de uma economia é saber como estamos de formação bruta de capital fixo (FBCF). Neste caso, medida em percentagem do PIB.

Ou seja, quanta da riqueza produzida estamos a aplicar nas condições futuras para produzirmos mais riqueza (que inclui mas não se limita à FBCF)

O que mede? Mede os bens duradouros (utilização superior a um ano) adquiridos por unidades produtoras residentes destinados a serem usados no processo produtivo. Por exemplo, máquinas. E sem capacidade produtiva instalada a recuperação económica é mais difícil. Também mede habitação, o que distorce um pouco a análise, mas enfim, não há indicadores perfeitos.

Bem podemos falar de reindustrialização, mas os últimos 10 anos foram sempre a baixar (carregar para ver detalhe) e isso não augura nada de bom:



É cada vez mais com isto que nos temos de preocupar. Porque, convenhamos, o PIB deste ano e o do próximo ano já não têm grande salvação. Talvez o de 2020 tenha. Mas vai ser dificil ...